Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus I - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Salvador por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/doctoralThesis"
Agora exibindo 1 - 20 de 27
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA arte de cozinhar e de comer em Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-20) Portela, Laís Conceição; Silva, Márcia Rios da; Souza, Marcos Aurélio dos Santos; Vieira, Nancy Rita FerreiraEsta dissertação apresenta reflexões acerca da cozinha baiana no romance Dona Flor e seus dois maridos, do escritor Jorge Amado, publicado em 1966. Nesse sentido, consideram-se os estudos sobre a cultura alimentar na cidade do Salvador e da microrregião do Recôncavo Baiano, consolidada pela reinvenção alimentar dos povos africanos e indígenas e pela contribuição dos portugueses. São analisadas nessa prosa ficcional duas dimensões da cultura da alimentação: a) a arte de cozinhar, como uma atividade cotidiana, com foco na linguagem das receitas, procedência dos ingredientes, preparo dos pratos culinários e agentes dessa prática cultural implicados na dinâmica das relações de gênero; b) a arte de comer, como um exercício de comensalidade, promovida pela cozinha baiana, no qual emergem formas de sociabilidade peculiares, que são constitutivas de expressões identitárias. Para as análises dessas questões, são relevantes as contribuições teóricas do campo da antropologia alimentar, da sociologia e história da alimentação, bem como de estudos sobre os modos de cozinhar engendrados na vida cotidiana, linguagem receitual e contexto histórico e social, determinantes na formação da cozinha. O estudo realizado conclui que a literatura de Jorge Amado tem sua relevância na construção da história da culinária baiana. Ao incorporar na trama ficcional uma prática alimentar que se firma na Bahia, sobretudo com a contribuição dos povos africanos, o escritor tem sua colaboração na construção de uma identidade cultural baiana
- ItemA construção da imagem de Maria em sermões de Bernardo de Claraval.(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Vieira Filho, David Rodrigues; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira de; Abbade, Celina Márcia de Souza; Silva, Edvânia Gomes daA partir da aplicação de conceitos vinculados à Análise do Discurso de linha francesa filiada a Michel Pêcheux, em especial os conceitos de condições de produção, formações ideológicas e discursivas, sujeito e memória, analisa-se, nesta dissertação, como é construída a imagem de Maria, mãe de Jesus, nos sermões In Laudibus Viginis Matris ‘Em louvores a Virgem Mãe’ e Dominica infra octavam assumptionis, o qual, na tradução, recebe o nome Sobre as Palavras do Apocalipse, escritos no século XII por Bernardo, o abade de Claraval, um dos expoentes da Idade Média. Inicialmente discorre se sobre a vida e a obra de Bernardo e o período no qual ele viveu e as condições sócio históricas e ideológicas que marcaram a construção desses sermões e posicionaram Bernardo como sujeito-autor ligado à tradição religiosa cristã católica. Tecem-se, ainda, considerações sobre a mariologia do século III ao XII e enfatiza-se a utilização do léxico na construção das imagens de Maria arroladas por Bernardo nos sermões. Conclui-se que Bernardo pelo recurso da intertextualidade, traça comparações da figura de Maria com elementos veterotestamentários, com Eva, Jesus e o próprio Deus, lança mão também de inúmeros denominadores e qualificadores que colocam Maria na condição de medianeira entre Deus e os Homens, conferindo-lhe, sobretudo por sua virgindade e humildade, um status de superioridade entre todas as mulheres.
- ItemA disputa de sentidos da linguagem politicamente correta: uma análise discursiva na cartilha do politicamente correto & direitos humanos(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-04) Santos, Mariana Fernandes dos; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Machado, Rosa Helena Blanco; Heine, Palmira Virginia BahiaNeste trabalho, realizamos uma leitura sobre o Discurso Politicamente Correto a partir de um corpus constituído na Cartilha do Politicamente Correto e Direitos Humanos, publicada no ano de 2004 pela Secretaria Especial em Direitos Humanos durante o governo do ex- Presidente LULA. O corpus foi constituído dos textos da Apresentação e da Introdução da Cartilha, bem como de 22 termos e 3 expressões. A referida Cartilha apresenta termos considerados politicamente incorretos que devem substituídos por outros que não conotam preconceito e discriminação e, por isso, são considerados politicamente corretos, pelo movimento de militância ativista intitulado Movimento Politicamente Correto, muito em evidência na contemporaneidade. O referido trabalho, analisamos sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux, escola essa, que nos permitiu a interpretação e análise dos efeitos de sentido textualizados nos dizeres considerados politicamente corretos em relação aos incorretos. Diante disso, propusemos a seguinte questão: quais os efeitos de sentido que os discursos relacionados ao movimento politicamente correto enunciam em relação aos incorretos? Além disso, seria possível, por meio da substituição de termos nos discursos, minimizar preconceitos e discriminações historicamente construídos? Para essa proposta de interpretação, foram selecionados dispositivos teóricos que constituíram a base analítica, como: Interdiscurso, Esquecimentos, Condições de produção e Memória discursiva. Além dos teóricos específicos da Análise do Discurso, como Michel Pêcheux, Orlandi, Nagamine,Foucault,Possenti e Jean Courtine,outros teóricos contribuíram para a constituição das discussões em torno do presente trabalho, a saber: Bakhtin,Adilson Citelli, Bauman,David Harvey, entre outros. Cremos que essa dissertação sirva para repensar um discurso ativista muito em voga na sociedade atual que se caracteriza por uma política de linguagem hegemônica pautada no discurso da Ética, da Moral e de Direitos Humanos com intenções democratizantes. Entendemos, também, que o vigente trabalho possa contribuir para refletir as representações da linguagem e sua constituição do simbólico com o político nas práticas discursivas
- ItemA expressão da futuridade verbal em Santo Antônio de Jesus: uma análise variacionista(Universidade do Estado da Bahia, 2012-04-25) Santos, Eduardo Pereira; Lopes, Norma da Silva; Oliveira, Josane Moreira de; Carvalho, Cristina dos SantosEsta pesquisa trata da expressão da futuridade verbal na cidade baiana de Santo Antônio de Jesus pelo enfoque da Teoria da Variação ou Sociolinguística Variacionista, a partir dos trabalhos de William Labov. Identifica as estratégias de futuridade verbal usadas nessa comunidade de fala, as variáveis linguísticas e sociais condicionadoras da seleção dessas formas em corpus sincrônico de língua falada distensa. Aponta o desaparecimento da forma sintética de futuro. Focaliza a relação entre a forma perifrástica de futuro, formada pelo verbo auxiliar ir e outro verbo no infinitivo, e a forma de presente com valor de futuro. Testa variáveis comuns à área, como ‘Ausência/Presença de outro constituinte de valor temporal’, ‘Paralelismo sintático-discursivo’ e ‘Paradigma verbal’, ‘Papel temático do sujeito’ e ‘Tipo semântico do verbo principal’, mas acrescenta a ‘Telicidade’, como aspecto semântico. Nesta variedade do português falado no Brasil, há o espraiamento da forma perifrástica de futuro, que convive em variação estável com a forma de presente, restrita esta a contextos específicos de uso, a saber: na expressão de futuro pelo verbo ir pleno ou outro verbo, inacusativo ou que apresente o traço acional da telicidade; na presença de outro constituinte de valor temporal; em sentenças matriz vinculadas a outra sentença subordinada adverbial condicional; com sujeito de primeira pessoa (argumento externo) com traço [+ agentivo]. Além dessas variáveis linguísticas, a pesquisa aponta a variável ‘Saída/Permanência na comunidade’ como característica social relevante para a seleção das formas de futuridade entre os santo antoniense.
- ItemA harmonia vocálica de /e/: uma análise sociolinguística na comunidade de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-16) Correia, Amanda Galiza; Gomes, Aline Silva; Lopes, Norma da Silva; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Gayer, Juliana Escalier Ludwing; Gonçalves, Clézio RobertoCom base na perspectiva da Sociolinguística Variacionista proposta por Labov (2008 [1972]), nesta dissertação tem-se como foco principal descrever o fenômeno variável da harmonia vocálica de /e/ em dados da fala popular de Santo Antônio de Jesus, cidade do estado da Bahia. A Harmonia Vocálica (HV) é um processo fonológico de assimilação regressiva que se caracteriza pela elevação das vogais médias /e/ e /o/ em correspondência à influência de uma vogal alta /i/ ou /u/ em sílaba adjacente, como em b/e/bida ~ b/i/bida, f[i/]rida ~f[e]rida e etc. Neste estudo, analisaram-se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra da HV na cidade de Santo Antônio de Jesus, averiguou-se se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra são os mesmos observados em outras amostras do português brasileiro, bem como se investigouse há diferença entre os resultados encontrados na sede e na zona rural da comunidade pesquisada. Além disso, se avaliou se o fenômeno encontra-se em processo de estabilidade ou de mudança linguística no português do interior do estado da Bahia. Além dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Laboviana, tomou-se como baliza a Fonologia Autossegmental e a Geometria deTraços como modelos fonológicos de estudo. No que tange aos procedimentos metodológicos, o corpus alvo de observação são entrevistas realizadas com 24 informantes, sendo 12 falantes da zona sede e 12 da zona rural da comunidade mencionada. As informações analisadas pertencem ao acervo do Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia. As variáveis linguísticas controladas nesta pesquisa foram: contiguidade, homorganicidade, nasalidade, contexto fonológico precedente (do alvo), contexto fonológico seguinte (do alvo), atonicidade, tonicidade, localização morfológica do gatilho, tipo de sílaba, classe gramatical.Como variáveis sociais consideraram-se: sexo, idade, escolaridade, zonas e estada fora da comunidade.Para defini-las, tomamos como aporte diferentes pesquisas como Bisol (1981), Schwindt (1995 [2002]), Fernandes (2016) e Casagrande (2004).Os resultados gerais denotam que a regra variável da HV na comunidade de Santo Antônio de Jesus é favorecida pelos contextos linguísticos contiguidade (vogais contíguas), nasalidade (oral e nasal na sílaba seguinte) e tipo de sílaba (em sílabas sem coda).
- ItemÁ lexical: o léxico de terreiro em tenda dos milagres, construção identitária do povo-de-santo(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Dourado, Lise Mary Arruda; Abbade, Celina Márcia de Souza; Aragão, Maria do Socorro Silva; Oliveira, Silvio Roberto dos Santos; Castro , Yeda Pessoa deNesta dissertação, tem-se como objetivo apresentar uma análise dos campos lexicais constituídos pelas duzentos e noventa lexias de terreiro, presentes na 1ª edição de Tenda dos Milagres, metaficção historiográfica da autoria de Jorge Amado (1969). Para tanto, fez-se o levantamento dessas duzentos e noventa lexias de terreiro, corpus da pesquisa, as quais foram organizadas em glosas e, posteriormente, classificadas em doze campos lexicais, referentes ao universo litúrgico afro-brasileiro: das nações; dos santos; da hierarquia dos membros; das saudações; das insígnias; do vestuário; da cozinha-de-santo; das plantas; dos instrumentos musicais; da dança; dos ritos; e dos espaços sagrados. Com o intuito de atingir os objetivos propostos, utilizaram-se como fundamentação: a teoria dos campos lexicais, proposta por Coseriu (1977); o conceito de identidade a partir da língua, de Rajagopalan (2004a, 2004b, 2004c); as definições de língua-de-santo e de linguagem usual do povo-de-santo, ambas elaboradas por Castro (2005[2001]); e o conceito de povo-de-santo, de Lody (1995). Devido ao caráter lexicológico da referida pesquisa, foram também consultados compêndios lexicográficos: dicionários de especialidades, tais como o de Lody (2003) e o de Cacciatore (1935); os dicionários de línguas africanas, o de Fonseca Júnior (1983) e o de Fernandes Portugal (1998[1985]); o dicionário de língua banto no português do Brasil, de Lopes (2003); o vocabulário afro-brasileiro, de Castro (2005[2001]); entre outros.
- ItemA propaganda de escolas e faculdades em outdoor: uma análise discursiva(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Caetano, Eugênia Marcia Andrade; Machado, Rosa Helena Blanco; Sobral, Gilberto Nazareno Teles; Souza, Iracema Luiza deEste trabalho tem como objetivo analisar o discurso publicitário veiculado em outdoor por escolas e faculdades particulares de Salvador, em um recorte temporal que transita dos anos 1998 a 2006, sob a ótica da Análise do Discurso de linha francesa. O estudo se fará pelo exame da constituição dos sentidos e dos efeitos dos sentidos que se apresentam nas formulações lingüísticas, bem como naquelas formulações imagéticas encontradas nas peças publicitárias e na conjunção desses procedimentos discursivos constituintes de sentidos que organizam o dizer publicitário. Nas análises, a compreensão do funcionamento discursivo será possibilitada pelo estudo das condições de produção desses discursos, quer seja o que se conhece por condições de sentido amplo, quer seja pelas condições mais relativas à enunciação propriamente dita – a da situação em que ocorre o evento de linguagem. E também em uma abordagem acerca dos interdiscursos e apreensão das formações discursivas e posicionamentos dos sujeitos que autorizam os dizeres ali contemplados em torno do saber da educação, principalmente da educação superior, contextualizada na pós-modernidade, no mundo da globalização, tal como o que vive hoje a sociedade brasileira, em boa parte de sua compleição. O estudo se desdobrará na observância de uma cronologia na criação e divulgação das peças publicitárias, nas quais se buscam encontrar as recorrências, regularidades nesses dizeres, bem como seus pontos de dispersão.
- ItemAs letras além das grades: representações sobre leitura em memórias de um sobrevivente(Universidade do Estado da Bahia, 2010-06-14) Sales, Karina Lima; Hoisel, Evelina de Carvalho Sá; Cordeiro, Verbena Maria RochaNeste estudo, tem-se como objeto a narrativa Memórias de um sobrevivente, do escritor Luiz Alberto Mendes, um relato autobiográfico que encena a constituição de um sujeito leitor, com vistas a discutir as representações sobre leitura, buscando-se um entendimento do valor dessa prática cultural na trajetória de vida contada e organizada por um autor-narrador-personagem. Para tanto, são eleitas as contribuições teóricas do campo da Sociologia da Leitura, particularmente os estudos de Jean-Claude Pompougnac e Jean Hébrard, sobre a constituição do leitor, e de Roger Chartier e Pierre Bourdieu, que compreendem a leitura como prática cultural. Com vistas ao entendimento das representações sobre leitura, este estudo busca apoio em Serge Moscovici, com seu conceito de representações sociais.
- ItemCem anos de solidão: o impossível de nomear(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-01) Soares, Milena Nogueira Franco; Silva, Márcia Rios da; Oliveira, Sayonara Amaral de; Castello Branco, LuciaEsta dissertação tem por objetivo trabalhar a ideia das heranças entendidas como transmissão de uma história, as possibilidades narrativas de construção do que foi herdado pelo sujeito a partir do processo de nomear e o que se encaminha para o impossível da nomeação, encontrando a palavra solidão como suporte ao indecifrável. O romance Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez, é objeto de estudo na elaboração dessa escrita, levantando questões sobre a trajetória em torno da nomeação. As heranças dão espaço para pensar o que antecede a constituição humana e que faz marca na vida do sujeito, o que ele herda de uma história e transforma em uma narrativa própria. América Latina, Macondo e o contexto familiar dos Buendía são considerados nessa dissertação, de modo a trazer à tona as possibilidades de compreensão daquilo que parece escapar à linguagem e que, ao ser nomeado, pode ter um lugar de existência. A escrita do romance revela algo que insiste em ser dito e é em torno de uma narrativa que não se esgota, de continuar escrevendo e contando histórias, que Cem anos de solidão entra como ressignificação de heranças. Para desenvolver esse estudo, os campos da psicanálise e literatura se encontraram na escrita dando aporte aos enigmas da nomeação que se apresentaram ao longo do percurso. O que se coloca em questão nessa pesquisa são as possibilidades de caminhar desconstruindo destinos prontos e construindo novas narrativas. Gabriel García Márquez nomeou uma história herdada através da solidão, revelando o campo da escrita literária como caminho de elaboração a partir da nomeação.
- ItemConceptualizações de mulheres negras itaparicanas no início do século XX: um estudo cognitivo sócio-histórico em novelas literárias de Xavier Marques(Universidade do Estado da Bahia, 2023-04-11) Santos , Michelle Regina da Silva; Santos, Elisângela Santana dos; Teixeira, Maria da Conceição Reis; Simões Neto, Natival AlmeidaO presente trabalho tem o propósito de estudar os processos de conceptualização e de categorização da mulher negra itaparicana, em duas novelas literárias escritas por Francisco Xavier Ferreira Marques. As novelas Maria Rosa e O Arpoador foram escritas no início do século XX e fazem parte de um contexto sócio-histórico em que a mulher itaparicana não tinha espaço para questionamentos. Para isso, seguiu-se a abordagem metodológica qualitativa, documental, descritiva e interpretativa, levando em consideração o contexto sócio-histórico em que os textos constituintes do corpus foram produzidos, além do conhecimento enciclopédico. Esse trabalho tem como arcabouço teórico as contribuições da Linguística Cognitiva e, mais especificamente, os pressupostos teóricos-metodológicos da Semântica Cognitiva Sócio Histórica, da Teoria da Metáfora Conceptual e da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, sobretudo, com base nas discussões realizadas por Lakoff e Johnson (2002), com enfoque nos estudos sobre categorização, conceptualização, metáforas conceptuais e esquemas imagéticos. Os resultados foram organizados a partir do levantamento dos domínios da experiência identificados nas novelas literárias estudadas, revelando as formas metafóricas de conceptualizar as mulheres negras itaparicanas. Entre as conceptualizações metafóricas identificadas, localizou-se, por exemplo, SER HUMANO É ANIMAL e SER HUMANO É VEGETAL que se desdobram em outras metáforas como MULHER NEGRA ITAPARICANA É TAINHA e MULHER NEGRA ITAPARICANA É FLOR DE SALSA DAS PRAIAS. Diante disso, este estudo reflete sobre a influência das conceptualizações no estabelecimento e nas construções de estereótipos sobre as mulheres negras que habitavam a cidade de Itaparica/BA no século passado, por meio das novelas Maria Rosa e O Arpoador.
- ItemConcordância verbal, mercado de trabalho e ensino médio: um olhar sociolingüístico sobre a fala e escrita de mulheres de comunidades populares de salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Mattos, Mattos, Andréa Andrade de; Lopes, Norma da Silva; Bulhões, Lígia Pellon de Lima; Souza , Emília Helena Portella Monteiro deEsta dissertação analisa, a partir da teoria Sociolingüística Variacionista, a aplicação da concordância verbal de terceira pessoa do plural em textos oral e escrito de 12 mulheres que estão em fase de conclusão do terceiro ano do Ensino Médio, em escola pública de Salvador no turno noturno, observando as variações lingüísticas e sociais e suas correlações. A pesquisa parte de dois pressupostos: primeiramente, a concordância verbal é um fenômeno lingüístico variável e sofre fortes influências – e estigmatização – sociais, por, historicamente, revelar a classe social e econômica do falante; e, em segundo lugar, a atividade profissional pode contribuir, até mais que a aprendizagem formal da língua materna proposta pela escola pública, para a aplicação das regras propostas pelas gramáticas normativas. Tendo-os como ponto de partida, o percurso deste trabalho inclui uma discussão, numa perspectiva teórica, sobre os conceitos de língua, a partir do entendimento da linguagem, suas relações com a sociedade e o ensino formal de língua portuguesa, mais especificamente o Ensino Médio e as políticas públicas para este nível de ensino, que inclui a inserção do mercado de trabalho como um de seus objetivos. Aplicando o processo metodológico da Sociolingüística, percebeu-se que, no corpus oral, as mulheres da faixa etária 1 (17-23 anos) aplicam mais a regra de concordância verbal que as mulheres da faixa etária 2 (24-35 anos) e essas mais que as da 3 (mais de 35 anos), mesmo estas tendo um maior tempo em sala de aula, por conta da aprendizagem tardia, e maior tempo no mercado de trabalho. Em contrapartida, elas estão mais identificadas com a comunidade de fala, por conta do reduzido contato com outros contextos lingüísticos. No corpus escrito, são as mulheres da faixa etária 2 quem mais correlacionam o sujeito com o verbo em número, seguidas das alunas mais novas. A variável saliência fônica, no nível 6, é/são, como a que mais favorece a aplicação de CV, enquanto o nível 1, bebe/bebem, a menos favorecedora. No texto escrito, apenas três variáveis foram selecionadas: faixa etária, posição do sujeito e saliência fônica. Além disso, o fato de essas mulheres exercerem uma atividade profissional não promove, mais que a escolarização, a aplicação de regras normativas relativas à concordância verbal, pois a profissão que desenvolvem não exige, diretamente, o uso da norma padrão. Todos estes resultados realçam que a influência da comunidade de fala é muito significativa nas normas vernaculares. Percebeu-se, também, que não há uma transferência “natural” da escrita para a oralidade, como esperam os programas educacionais.
- ItemDo barro as águas interseccionais de Ponciá Vicêncio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-25) Cerqueira, Vanessa Santos; Souza, Marcos Aurélio dos Santos; Moreno, Luciana Sacramento; Moreira, Nubia ReginaO presente trabalho reflete por meio da obra Ponciá Vicêncio (2003) da autora Conceição Evaristo, de que forma o processo de construção de identidades na diáspora brasileira, à luz do viés interseccional, atravessa a referida obra e tece a estética que essa produção literária produz. Analisou-se o processo de construção identitária da personagem principal, as violências de gênero e raça que acometem a protagonista, bem como as singularidades literárias da obra a exemplo do mito do angorô, o trabalho artístico da personagem com o barro e sua relação com as águas do rio. O trabalho evidencia as experiências adquiridas pela protagonista, que são narradas desde sua infância até sua vida adulta. Trata ainda das diversas perdas que a protagonista sofre ao longo de sua trajetória, do desamor, do banzo e da subjetividade das personagens. Essas discussões se baseiam nas considerações de Hall (2003), a respeito da diáspora e identidade; Crenshaw (2002), a respeito do conceito de interseccionalidade; Akotirene (2018) e Gonzales (1984), para fundamentar os debates acerca do feminismo negro no Brasil e a interseccionalidade; hooks (2010), sobre o amor e suas implicações na comunidade negra; Cuti (2010) e Souza (2017), para alicerçar o debate sobre a Literatura Negro-Brasileira e Dalcastagné (2012), para fundamentar a discussão acerca da literatura contemporânea. Isto posto, reitero que as perspectivas de amor e desamor presentes na obra, bem como a maneira que as personagens são atingidas pela estrutura hegemônica que marginaliza os nossos afetos são analisadas no decorrer das seções. Além disso, teci considerações sobre ascensão social do negro e como isso está presente na obra por meio das personagens Luandi e Ponciá Vicêncio, pautando o teor interseccional da obra e o percurso histórico da interseccionalidade. Outrossim, disserto a respeito da escrevivência e como o termo vem sendo difundido, passando a se tornar um conceito em construção. Além do que, reflito sobre a importância do barro e das águas na narrativa, abordo a questão da subjetividade e o processo de construção identitária enfrentado pela personagem.
- ItemEchos de abolição em discurso escravagista : estudo das estratégias argumentativas(Universidade do Estado da Bahia, 2012-04-25) Reis, Orlivalda de Souza; Sobral, Gilberto N. Telles; Queiroz, Rita de Cássia Ribeiro de; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira deNeste texto dissertativo, o objetivo principal foi analisar as estratégias argumentativas utilizadas em defesa da manutenção da escravidão negra do Brasil pelos escravagistas do Recôncavo baiano, mais especificamente, da cidade de Santo Amaro da Purificação. Compõe o corpus desta dissertação onze editoriais da gazeta conservadora Echo Sant’amarense, publicados entre os meses de junho a novembro de 1884, período em que a questão do abolicionismo estava em efervescência porque tramitava no Congresso a Lei dos Sexagenários. O abolicionismo foi um movimento que mobilizou massivamente a opinião pública no Brasil e, a circulação de periódicos contribuiu, sobremaneira, para esta mobilização. O aporte teórico que norteou este trabalho foi o da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca, levando-se em conta que o texto editorial possui um caráter fundamentalmente argumentativo. Nos editoriais analisados, foram encontrados argumentos baseados na estrutura do real e argumentos que fundamentam a estrutura do real, ou seja, argumentos que não fazem necessariamente um a descrição objetiva do real, mas que trata as opiniões a eles concernentes como fatos, verdades ou presunções. O estudo dos textos analisados possibilitou conhecer nuances do primeiro projeto de lei que visava à abolição da escravidão, o Projeto Dantas, pouco divulgadas pela história oficial.
- ItemFotografia e as representações culturais no universo das festividades escolares(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Cruz, Odete Uzêda Da; Neto , João Antonio de Santana; Caldas, Sônia Regina de Araújo; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira deEste estudo apresenta-se como a dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens da UNEB, viabilizado com o patrocínio da FAPESB e sob a orientação do Prof. Dr. João Antonio de Santana Neto. A inquietação principal do estudo é a busca por compreender a discursividade de fotografias de representações culturais no universo de festividades escolares, notadamente fotos que retratam as festas natalinas, juninas e do Dia do Folclore. A partir da constituição de grupos de fotografias, buscamos analisar os sentidos atribuídos às imagens. O estudo das fotografias utiliza o referencial teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa e da História Cultural, entrelaçando a linguagem e a história e buscando, através dos conceitos de condições de produção, formação discursiva, formação ideológica e interdiscurso, atribuir sentidos a essas imagens do cotidiano escolar, representadas em uma encenação de baile pastoril, em uma quadrilha junina e na encenação de elementos do culto afro-baiano. A imagem fotográfica é suporte da memória, linguagem desencadeadora de sentimentos, emoções e portadora de discursividade. Apontamos direções e levantamos problematizações diante da percepção da presença de um discurso com fortes marcas na direção da construção da identidade nacional, percebida a partir da contribuição das matrizes branca, negra e índia. Essa pretensa unidade mítica da constituição do estado nacional brasileiro, presente no discurso pedagógico a partir da década de 1930, vai sendo institucionalizada na formação de uma memória discursiva presente no ambiente escolar. Os espaços, onde e como essas participações - européia, africana e indígena - podem ou devem funcionar constituem o foco das indagações propostas.
- ItemLinguagem, discurso e exclusão: uma visão de textos dissertativos de alunos universitários(Universidade do Estado da Bahia, 2008-04-22) Gomes Filho, José; Machado, Rosa Helena Blanco; Silva, Maria da Conceição Fonseca; Oliveira, Jaciara Ornélia Nogueira de; Santana Neto, João AntônioA dissertação busca analisar as razões lingüísticas, discursivas e argumentativas que justificam um discurso preconceituoso de professores universitários do ensino superior privado em relação a textos acadêmicos, em especial no gênero textual: a dissertação argumentativa de alunos, sobretudo alunos recém ingressos no ensino superior. A pesquisa foi feita a partir da análise de dez redações de alunos da Faculdade Social da Bahia, provenientes de vários cursos superiores, com o objetivo de analisar o discurso discente e as observações metalingüísticas docentes em torno aos problemas lingüísticos e textuais encontrados nesta produção. Paralelamente se efetuaram entrevistas (10) com professores de diferentes áreas de ensino e de diferentes semestres da mesma Faculdade para identificar aí e apreender as significações sobre o que seja um bom texto e a capacidade/domínio da língua pelo aluno, autorizando-nos a pensar, a partir dos ensinamentos da análise do discurso sobre as “formações discursivas” que legitimam a formulação e a circulação desses dizeres denotadores de um poder/saber que autoriza a exclusão daqueles que não o seguem, além de se analisarem também do ponto de vista da Análise do Discurso, alguns conceitos básicos e as competências interativa, textual e gramatical relativas à produção textual conforme os PCN Ensino Médio +: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, de modo que se estabeleçam oposições/confrontos entre estes discursos e o que é verificado na prática discursivo-pedagógica do professor em relação à produção do aluno do ensino superior aqui abordado. Como suporte teórico, utilizou-se da Análise do Discurso da linha francesa, filiada a Michel Pêcheux, com o propósito de, a partir de alguns de seus dispositivos, identificar as razões das interdições que excluem os saberes lingüísticos demonstrados pelos alunos em sua produção escolar. Também foi utilizada a Teoria da Argumentação: A nova retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca na análise de uma parte de dados de nosso corpus.
- ItemLuz oblíqua, obra inédita de Ildásio Tavares: edição crítica e estudo do sujeito-poeta(Universidade do Estado da Bahia, 2008-04-17) Silva, Barbara Cristina De Carvalho Martingil Da; Santos , Rosa Borges dos; Neto, João Antônio de Santana; Queiro, Rita de Cássia Ribeiro deA edição crítica dos setenta e sete poemas de Luz Oblíqua, de Ildásio Tavares, parte da obra maior As Flores do caos, e o estudo do sujeito-poeta em vinte e nove poemas desse conjunto são o foco desse trabalho. Definidos os corpora, adotaram-se os procedimentos teóricometodológicos da Filologia Textual e da Análise de Discurso, de linha francesa, com relevo para os estudos de teóricos, como Michel Pêcheux, Dominique Maingueneau e Eni P. Orlandi. Traçaram-se as características relativas ao autor e sua obra. No exame dos textos, manuscritos, datiloscritos, digitoscritos e impressos, empregou-se o método filológico, seguindo as etapas: recensio, collatio, eliminatio, stemma codicum, emendatio e constitutio textus, para a apresentação dos textos críticos, com respectivos aparatos, indicando-se, neles, as variantes. Na perspectiva da Análise de Discurso, desenvolveu-se o estudo acerca da construção do sujeito, segundo o tema mais pungente da obra: a metapoesia. Em anexo, estão dispostos os textos que serviram de base para esta edição e os textos de base com divergências quanto aos testemunhos-fonte
- ItemModulacões do mal na obra Tierra Fresca de su Tumba, de Giovanna Rivero(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-31) Oliveira, Icaro Francisco Campos de; Gomes, Adriana de Borges; Castiglioni, Ruben Daniel Méndez; Araújo, Nerivaldo AlvesO presente trabalho procura discutir sobre um aspecto que acompanha e inquieta a humanidade há bastante tempo: o Mal. Para tal, buscaremos analisar a obra Tierra Fresca de su Tumba, da escritora Giovanna Rivero, lançada em 2021, a fim de observar como a narrativa adotada evidencia as propriedades edificantes do mal. O mal, presente na obra, nos convida a testemunhar o horror e a enfrentar a violência que segue seu curso em uma realidade conflituosa, apoiando-se no cotidiano e, preferencialmente, na fatalidade como condição humana. No intuito de identificar as modulações do mal, buscamos delimitar as particularidades dessa presença, a partir das ações humanas que são projetadas na violência e na crueldade, as quais desembocam quase sempre na morte. Tal conjunto tem correspondência com as proposições levantadas por Denis L. Rosenfield, em seu livro Retratos do mal (2003). Para ampliar o referencial teórico, contaremos com as considerações de Gérard Genette, em Discurso da narrativa (1976), como aporte para a compreensão dos elementos estruturais narrativos. Como corpus, analisaremos os contos La mansedumbre e Pez tortuga, buitre que integra a contística da obra literária em análise. Tendo em vista o espaço reservado, discutiremos as feições do mal na ficção de Giovanna Rivero.
- ItemNa vida com todas as letras: manifestações sociais da escrita: práticas escolares e usos cotidianos(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Mendonça, Lívia de Carvalho; Bulhões, Ligia Pellon de Lima; Borges, Carla Luzia Carneiro; Gilberto Nazareno Telles , Gilberto Nazareno TellesEste trabalho é resultado de pesquisa etnográfica, de base qualitativa, sobre a escrita enquanto um conjunto de práticas sócio-históricas. O seu objeto são as atividades de escrita desenvolvidas por duas escolas municipais de Feira de Santana – BA, cujos alunos são dos bairros de Sobradinho e Baraúna, e a sua relação com os usos cotidianos de escrita destes sujeitos no espaço familiar e comunitário. Uma escola é de educação regular, enquanto a outra apresenta uma proposta alternativa de ensino. Foram entrevistados quatro alunos e sete pais de alunos que residem há mais de quinze anos nos dois bairros. Os objetivos do trabalho foram: investigar se as práticas escolares de escrita atendem aos propósitos discursivos dos sujeitos; qual a atitude assumida pelos sujeitos com relação às suas práticas escolares de escrita; quais os gêneros textuais de escrita são contemplados na escola, e se eles se identificam com os gêneros textuais que circulam na vida cotidiana dos sujeitos; e, qual a relação que se estabelece entre oralidade, escrita e contexto de interação verbal. O referencial teórico utilizado pela pesquisa diz respeito a concepções de escrita em uma perspectiva sócio-cultural e no contexto de diferentes práticas discursivas dos diferentes sujeitos, com base em uma seleção de autores. Foi feita pesquisa de campo que contou, no total, com dezesseis visitas aos bairros. Escolheu-se um grupo representativo de sujeitos de acordo com os seguintes fatores ou variáveis sociais: gênero, faixa etária, escolaridade, tempo de moradia no local, profissão e renda familiar. Foram realizadas entrevistas abertas com temas gerais referentes às relações familiares, práticas de lazer, função na comunidade, práticas religiosas e práticas de escrita. Considerou-se também como procedimento de pesquisa a observação da atitude dos sujeitos com relação às suas práticas sociais, em especial às suas experiências enquanto leitores e redatores, tanto no contexto escolar quanto em sua vida cotidiana. Concluiu-se que os fatores ou variáveis: idade dos alunos, profissão e espaço comunitário são pertinentes para caracterizar as práticas de escrita dos sujeitos investigados. E que a escola tradicional ainda fundamenta o trabalho em língua portuguesa em uma concepção tradicional de língua e escrita, já que privilegia o estudo de regras da gramática normativa. Concluiu-se também que a escola complementar tem uma visão contraditória de língua e de escrita, por desenvolver uma prática tradicional de ensino do português, ao mesmo tempo em que, teoricamente, adota o texto como unidade do trabalho com a língua, considerando-a na perspectiva dos usos, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica (1997). Portanto, de um modo geral, concluiu-se que não há relação entre as escritas escolares e as práticas sociais de escrita que fazem parte do cotidiano dos sujeitos. Por isso, conhecer os indivíduos torna-se imprescindível, o que mostra que não se pode simplesmente querer desenvolver atividades de leitura e de produção de textos na escola desvinculadas da realidade dos sujeitos, sob pena de estes estarem fadados a não se tornarem redatores e leitores eficientes, ou seja, a serem excluídos da vida com todas as letras.
- ItemO eixo da produção de textos e o texto como unidade de trabalho na BNCC e o seu desdobramento no DCRB e no DCRDD(Universidade do Estado da Bahia, 2022-11-25) Brandão, Diego Rodrigues; Borba, Valquíria Claudete Machado; Pereira, Júlio Neves; Santos, Marcos Bispo dosA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em dezembro de 2017, e em 2018, 2019, 2020 e 2021 políticas públicas (nos níveis federal, estadual e municipal) foram implementadas para reformulação dos documentos curriculares das escolas, de forma a adequarem-se ao novo documento vigente. Na Bahia, buscamos analisar dois documentos: o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e, mais recente, o Documento Curricular Referencial de Dias d’Ávila-BA (DCRDD), focando no componente de Língua Portuguesa. Ambos documentos assumem a centralidade no texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas. Nesse contexto, nesta dissertação, levantamos a seguinte questão: Quais são as concepções e as abordagens do texto como unidade de ensino de Língua Portuguesa a partir das reformas curriculares? O objetivo geral da pesquisa, então, foi analisar as concepções e abordagens do texto como unidade de ensino de Língua Portuguesa no eixo da produção de textos na BNCC, DCRB E DCRDD do EF - Anos Finais (6º ao 9º ano). Os objetivos específicos foram: contextualizar as teorias, as concepções e os tipos de currículo; descrever e analisar as políticas públicas de currículo no Brasil, bem como os atos de currículo na contemporaneidade, focando no eixo de produção de textos na BNCC, DCRB e DCRDD. Do ponto de vista metodológico, o trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, por tratar de fenômeno social, na área da língua, sobretudo no currículo de LP. E pesquisa documental, uma vez, que se constituiu da apresentação e análise dos documentos oficiais mencionados. Essa pesquisa está alinhada aos estudos de Arroyo (2011), Berticelli (2003), Macedo (2007, 2011, 2013), que dissertam sobre currículo; Bakhtin (2012) com a filosofia da linguagem; Antunes (2009), Costa (2008), Geraldi (2003), Kleiman (2004), Kock (1997), que trabalham com língua, texto e ensino; Marcuschi (2005, 2010) e Dionisio (2008), com gêneros textuais, multimodais e multiletramento. A partir das análises documentais do DCRB e do DCRDD realizadas, é possível dizer que os documentos apenas coadunam com o que está previsto na BNCC, replicando-a, sem acréscimos. Ambos os documentos assumem a Língua enquanto fenômeno vivo, variável e interativo assim como a concepção enunciativo-discursiva como uma ação interindividual, orientada para finalidades específicas. As abordagens da produção de texto adotadas em todos os documentos trazem o texto como central na definição dos conteúdos, habilidades e objetivos, compreendendo-o nas práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico. Assim, os documentos curriculares não extrapolam o que é previsto na BNCC, apenas contextualizam aspectos locais. o DCRB coloca que a Bahia é, reconhecidamente um verdadeiro celeiro cultural, principalmente no que diz respeito ao cenário musical e literário, sendo esses frutos da mistura de povos, etnias e crenças. O DCRDD chama a atenção para as peculiaridades do Nordeste, principalmente, no que diz respeito ao combate ao preconceito linguístico, faz ainda referência à Bahia e as riquezas naturais e culturais e a formação da identidade linguística do estado, que em certa medida, influenciou no processo de colonização e formação da cidade de Dias d´Ávila. Tanto o DCRB e o DCRDD não dizem como as pecualiaridades podem se materializar em Língua Portuguesa, sobretudo na produção de textos.
- ItemO fenômeno de redução da partícula não no português falado na cidade de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Ferreira, Naiara de Souza; Carvalho, Cristina dos Santos; Lopes, Norma da Silva; Rodrigues , Angélica Terezinha CarmoEste trabalho investiga o fenômeno da redução da partícula negativa não em posição pré verbal, que se realiza na sua forma plena [nãw] ou através das suas variantes reduzidas [‘nũ], [‘nu] e [n’]. Como objetivo geral, pretende-se analisar, quantitativa e qualitativamente, esse fenômeno linguístico variável nas falas culta e popular de Salvador, a partir da atuação de fatores linguísticos e sociais. O aporte teórico é, primeiramente, o da sociolinguística variacionista nos moldes em que é desenvolvida por Labov (1966, 2008 [1972]). Esta pesquisa se fundamenta ainda no funcionalismo, mais especificamente, na abordagem da gramaticalização (HOPPER, 1991; HOPPER; TRAUGOTT, 1993, 2003; MARTELOTTA; VOTRE; CEZÁRIO, 1996, dentre outros). Do ponto de vista da metodologia adotada, seguem-se os pressupostos da sociolinguística variacionista. Os corpora utilizados nesta pesquisa constam de dezoito inquéritos linguísticos integrantes de diferentes bancos de dados: doze do Programa de Estudos do Português Popular de Salvador (PEPP) e seis do Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta no Brasil (NURC). Os resultados quantitativos evidenciaram que: (a) a foma reduzida [‘nũ] é a mais realizada entre as quatro variantes registradas na pesquisa; (b) dentre os fatores considerados, foram selecionados, em ordem de relevância, como estatisticamente significativos para análise do fenômeno da redução do não a escolaridade, a faixa etária, o tipo de estrutura negativa, o ambiente fonético, o sexo/gênero, o tipo de frase, a posição do sujeito da oração em que se encontra o item negativo e o tipo de complemento verbal; (c) pensando-se em uma trajetória de gramaticalização, os itens [‘nũ] e [‘nu] têm se comportado como clíticos e a forma [n’] como afixo nas estruturas negativas; (d) o ambiente com verbo iniciado por vogal e a estrutura de dupla negação constituem os contextos motivadores da gramaticalização do clítico em afixo. Assim, constata-se, empiricamente, que existe um processo de redução da partícula não em posição pré-verbal atuante na negação no português brasileiro (PB) e, mais especificamente, na fala soteropolitana. Tal redução tem sido associada à emergência de padrões negativos alternativos do PB e/ou ao processo de gramaticalização (CAVALCANTE, 2007; CUNHA, 1996