O Que Dizem os Escolares Da Serra Geral Dos Montes Altos: Apontamentos Para uma Educação Ambiental no Ensino Médio

Resumo

Esta dissertação tem como escopo compreender a valorização do patrimônio natural do Parque Estadual da Serra Geral dos Montes Altos (PESMA), que emergiu como Produto Educacional quando os alunos de uma escola do Ensino Médio, situada na fronteira caatinga-Cerrado, em Candiba-BA, foram convidados a propor roteiros de aula. Ancora-se em elaborações do antropólogo britânico Tim Ingold (2012, 2015, 2020), para propor uma Educação Ambiental que acolhe humanos, não humanos e mais que humanos, mas não somente animais e plantas, como também as pedras, céu, ventos, seguindo seus fluxos, suas histórias e seus agenciamentos desenvolvidos com aqueles que compartilham a mesma atmosfera, habitando no mesmo mundo-ambiente. Nesse direcionamento, a pesquisa enredou-se num movimento de discussão de uma Educação Ambiental enraizada nas vivências e práticas, para fazer aparecer a aprendizagem integrada na vida, nas experiências do caminhar pelo mundo ambiental. A jornada pelo mundo-ambiente, ancorada nos processos de observação, atenção e investigação juntos. Assim, o conhecimento vai sendo forjado, sempre se expandindo. A pesquisa foi realizada com 58 alunos, do 3° ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Antônio Batista (CEAB) em Candiba-BA, por meio do dispositivo do grupo focal, para promover o entendimento deles sobre a unidade de conservação integral, o PESMA. Localizado no interior baiano, comtempla uma área de mais 18 mil de hectares de UC integral, com políticas mais restritivas aos modos de atividades humanas no território demarcado. Os resultados apontam a relação entre os conteúdos escolares, na área de Educação Ambiental, e o PESMA. Os interlocutores puderam construir, por meio de uma oficina, roteiros de visitação que contemplassem seus saberes, conhecimentos e conteúdos escolares relacionados ao PESMA. Nesse ensejo, emergiu o Produto Educacional, um Roteiro de Visitação ao PESMA, como apontamentos para realizar aulas de campo como instrumentos de ensino e aprendizagem.


Descrição
Palavras-chave
Unidade de Conservação, Educação Ambiental, Ensino, Produto Educacional
Citação