Licenciatura em Ciências Biológicas - DEDC8

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    Terminologia em galhas: elaboração de um glossário para cecidólogos em formação
    (2023-12-04) Braz, Saynara Viane Batista; Santos-Silva, Juliana; Costa, Josaline Chaves da; Nogueira, Eliane Maria de Souza
    Galhas ou cecídeas são estruturas de crescimento anormal no órgão do vegetal em resposta causada por algum organismo. O estudo de galhas (Cecidologia) exige informações de algumas áreas da biologia para a compreensão do funcionamento de um sistema galhador-planta hospedeira e envolve o uso de muitos termos exigindo o domínio de conceitos básicos e de conhecimento prévio dessas áreas e da Cecidologia, sendo um desafio para os cecidólogos em formação e para o público em geral. Esse trabalho objetivou elaborar um glossário, contendo termos e definições claras para servir como um guia de referência acessível a não especialistas e a iniciantes na área, visando ajudar a tornar a literatura da Cecidologia mais acessível. Os termos associados as galhas foram verificados através de consultas ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), as bases de dados do ProQuest, SciELO, Scopus, SPELL e Springer Science, bem como Google Scholar, durante o período de novembro de 2022 a novembro de 2023, usando descritores associados a temática galhas. Os termos foram selecionados de 105 periódicos, livros e artigos científicos, sendo organizados em ordem alfabética, contendo as definições e ilustrações e/ou imagens sempre que necessário. Foram registrados 147 termos, citados com muita ou pouca frequência, sendo 67 vocábulos exclusivamente para o estudo das galhas e 80 expressões utilizadas na área da Botânica, Zoologia e Ecologia. São poucos trabalhos científicos que citam os conceitos com suas definições, apenas dão ênfase a morfologia da galha acompanhados do seu significado. Portanto, esta ferramenta ajudará na compreensão termos, possibilitando facilidade no entendimento e poderá diminuir o índice de abandono dos cecidólogos em formação dos seus estágios de Iniciação Científica. Palavras-chave: Cecídea. Cecidologia. Material didático. Termos. Significado.
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    Desvendando a cegueira botânica: elaboração do guia didático de organografia vegetal baseado em ilustrações digitais
    (2022-12-07) Silva, Luene Melo da
    Esta pesquisa é uma proposta educativa que propõe aprimorar os conceitos metodológicos do Ensino em Botânica necessários para a plena formação escolar em ciências oriundas do Ensino Fundamental e Médio, através da elaboração de um guia didático e interativo sobre organografia vegetal, utilizando como auxílio softwares que evidenciam a importância das ilustrações como ferramenta de transmissão universal do conhecimento. Nesta perspectiva, possui o objetivo de utilizar metodologias ativas, que auxiliem no combate a cegueira botânica, problema atual ocasionado pela redução da interação entre humanos e plantas, o que pode gerar uma insuficiência intelectiva em conseguir identificar as plantas inseridas nos espaços ou ambientes. A abordagem do conhecimento sobre a organografia dos vegetais é feita de maneira clara e criativa, de modo que o aluno consiga criar as suas representações mentais baseando-se no papel fundamental das relações cotidianas entre pessoas e plantas, propondo a compreensão de processos complexos que de outra forma seriam ininteligíveis. Este produto-pedagógico resultante desta pesquisa, poderá promover a ampliação do entendimento botânico por apresentar elementos que permitem a contextualização do objeto de estudo com a realidade, através da disponibilização de materiais complementares como, por exemplo, itens que trazem as principais curiosidades sobre determinado órgão vegetal explicitado com suas devidas referências em QR Code, utilizando sempre como exemplo a flora do bioma caatinga, para assim disseminar, também, conhecimento sobre esse ecossistema, tão característico do nordeste brasileiro. O guia-didático botânico, poderá interligar os estudantes, de maneira interativa, ao acesso a alguns sites e vídeos da web, linguagem totalmente compatível com a nova geração que usa o celular a todo momento, tornando-se uma ferramenta de fácil linguagem para ser utilizado pelo professor e aluno na troca de conhecimento e atualidades sobre a botânica.
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    Diversidade de plantas medicinais ocorrentes no bioma caatinga: uma revisão bibliográfica de cunho etnobotânico
    (2022-12-14) Silva, Itaynara Santos
    É notório o conhecimento popular a respeito do emprego plantas medicinais, dessa forma observa-se a importância do conhecimento popular a respeito das plantas e sobretudo da necessidade de estudos quem contribuam para o conhecimento das mesmas. Face à importância da temática, o presente estudou objetivou inventariar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a diversidade de plantas de uso medicinal no bioma Caatinga e as formas de uso dessas plantas medicinais. As partes mais utilizadas são as folhas, cascas e raízes, com destaque paras plantas utilizadas para tratamento de doenças majoritariamente respiratórias, circulatórias, digestórias e excretoras, além de outras. Já os chás se destacaram como a forma de uso mais predominante. Dentro dessas partes vegetais, foram inventariadas 233 espécies, pertencentes à 78 famílias botânicas. Nesse levantamento, pode ser refletido o elevado potencial medicinal, revelando a importância de futuros estudos científicos mais acurados sobre as propriedades, métodos extrativos e a presença de metabólitos secundários.
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    Impactos da Síndrome de Burnout em professores: uma revisão de literatura
    (2023-01-07) Barbosa, Josinete Dias
    A Síndrome de Burnout ou Síndrome de Esgotamento Profissional como nomeada no Brasil, traduz a sensação de esgotamento, posicionando-se de forma agressiva e, podendo desencadear o descontrole emocional. O trabalho de conclusão de curso, aqui apresentado, reúne contribuições pertinentes a respeito do tema a qual destaca parte dos artigos utilizados na pesquisa, bem como atualiza e contribui para que a discussão sobre o tema abra novas perspectivas de estudos e ações sobre o assunto, dado o seu caráter urgente em todo país. Desta forma objetivamos caracterizar os sinais de exaustão emocional respectivos a Síndrome de Burnout associado ao perfil docente e suas condições de trabalho, mediante uma revisão de literatura. Para o levantamento de dados foi realizada uma pesquisa de característica quali-quantitativa de revisão de literatura. A consulta foi realizada nas plataformas SciELO – Scientific Electronic Library Online. Inúmeros trabalhos foram encontrados através do levantamento realizado com os termos descritores. Contudo, observados os critérios de exclusão, apenas 25 artigos corresponderam aos requisitos estabelecidos. O profissional da educação investe muito em qualificação, buscando atingir bons níveis, no entanto, há um descaso quanto a sua valorização, quando se sabe que todo profissional, depende do professor para galgar os seus sonhos profissionais. O Profissional educador está muito exposto a um alto risco de esgotamento emocional, ocasionado pelo ambiente laboral e demasiado meio a qual está inserido cotidianamente, em agravante em se tratar de relacionamentos constantes com inúmeras pessoas em seu trabalho, intencionando ainda mais quando desrespeitado ou até mesmo violentado fisicamente ou verbalmente.
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    Fitoplâncton como indicador de qualidade de água no Reservatório Poço Da Cruz (PE), receptor das águas de transposição do Rio São Francisco
    (2022-12-30) Santos, Werla Mirela Ferreira dos
    A escassez de água e a necessidade de atender a múltiplas necessidades estão entre as principais questões de preocupação e debate em todo o mundo. A busca de soluções e alternativas para manter o ciclo produtivo e a qualidade de vida das populações está diretamente correlacionada com os meios de abastecimento de água em quantidade e qualidade. Desta forma, uma das alternativas mais eficazes é a construção de reservatórios, que são utilizados para suprir as necessidades causadas pelas secas no semiárido brasileiro e em outras regiões do Brasil. O monitoramento da qualidade da água dos reservatórios e rios fornece dados para monitorar as variabilidades físicas, químicas e biológicas presentes em cada local. A utilização do fitoplâncton como indicador de qualidade de água decorre da sua sensibilidade às variações ambientais e nutricionais, bem como da sua capacidade de responder rapidamente às mais diversas alterações ambientais, desta forma, o objetivo deste trabalho foi conhecer as características da comunidade fitoplanctônica, bem como, apontar espécies diretamente relacionadas a qualidade da água do reservatório Poço da Cruz (PE), receptor das águas do Projeto de Transposição do rio São Francisco. As coletas foram realizadas no período de julho de 2018, junho de 2019, setembro de 2019 e junho de 2020, sendo quantificados riqueza, densidade, frequência de ocorrência e abundância relativa. A composição florística apresentou 31 táxons infragenéricos, distribuídos em Chlorophyta (19), Cyanobacteria (6), Bacillariophyta (2), Euglenophyta (4) e Cryptophyta (2). A densidade total foi de 12.276 de célula. mL-1. Julho de 2018 foi o mês com a menor densidade, 57 célula.mL-1 e junho de 2019 apresentou maior valor, com 7.023 célula.mL-1. Tendo em vista a ocorrência de espécies potencialmente produtoras de toxinas (Raphidiopsis raciborskii), recomenda-se o monitoramento constante do reservatório Poço da Cruz (PE), afim se obter conhecimento para implementar os planos de gerenciamento entre bacias que estão interligadas e manter sob controle possíveis florações de cianobactérias bem como monitorar a qualidade da água.