A Escola que Temos e a Escola que Queremos: Um Diálogo entre o Cpm e Uneb

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2018
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Resumo

Esse estudo apresenta o delineamento de uma parceria entre a universidade pública, representada pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, através do Programa de Pós- Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), modalidade profissional, executado pelo Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Tecnologias e Contemporaneidade ) GEOTEC), junto aos profissionais de educação dos treze Colégios da Polícia Militar da Bahia – CPMs, localizados no Estado da Bahia. O estudo demonstra aderência à Área de Concentração II do GESTEC, denominada Processos Tecnológicos e Redes Sociais, a qual enfatiza e incentiva o desenvolvimento da tecnociência e das relações com os contextos sociais de formação das Redes Públicas e de produção, caracterizados pela intervenção, transformação e criatividade potencializados pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial nos espaços da Educação Básica. Assim, essa proposta nasceu de uma parceria entre duas Instituições comprometidas com a formação profissional, com os princípios da gestão democrática e participativa de alunos, professores e comunidade para fazer e pensar uma escola que atenda as demandas da sociedade contemporânea. Para tanto, considerados sine qua non utilizar os potenciais das tecnologias digitais, através dos serviços da rede internet e de ambientes virtuais de aprendizagem, como plataformas mediadoras ao processo de formação junto aos Gestores. A pesquisa foi estimulada pelo seguinte questionamento: Como potencializar uma discussão e uma reflexão junto a comunidade escolar sobre gestão democrática e participativa na dinâmica das relações internas e externas dos Colégios da Polícia Militar da Bahia? A partir dessa provocação desencadeamos como objetivo geral: compreender a dinâmica das relações externas e internas dos CPMs-Bahia, a partir de discussões e reflexões envolvendo os gestores sobre os potenciais de uma gestão democrática e participativa, vislumbrando a construção de um Plano de Ação com a participação da comunidade escolar. Ademais, buscamos alcançar os objetivos específicos dessa proposta, tais como historicizar o cenário das escolas meritocráticas e as possibilidades de uma escola democrática no que se refere à Gestão participativa dos Colégios da Policia Militar da Bahia, demonstrar a importância da relação Universidade X Educação básica na busca pelo entendimento acerca da Gestão Democrática na rede pública de ensino do estado da Bahia e desenvolver um processo formativo para os gestores do CPM. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, com abordagem da pesquisa participante, ancorada na base epistemológica do Materialismo Histórico e Dialético. A mesma utilizou-se dos seguintes instrumentos de coleta de dados: questionários, observações livres e entrevistas semi-estruturadas, com perspectivas de análise de dados a partir da análise do conteúdo alicerçada nos autores como Bardin (2009) e Amado(2000) entre outros interlocutores. Como resultado dos estudos destacamos o referencial teórico e descritivo do cenário educacional, abordando o conceito de Gestão Democrática e Participativa e a Educação Meritocrática, bem como demonstramos as ações e atividades junto aos Colégios da Polícia Militar (CPM) na formação de gestores, modalidade EAD, e a elaboração de Planos de Gestão Democrática e Participativa, pelos partícipes, com vistas a ampliação das discussões na dinâmica dos espaços do CPMs, no Estado da Bahia. Palavras-chave: Formação de Gestores– TIC – EAD– Escola Democrática e Participativa.


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Palavras-chave
Formação de Gestores, Escola Democrática e Participativa
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